5 vantagens de realizar a declaração do Imposto de Renda

Fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) pode parecer apenas uma obrigação burocrática e algo que muitos brasileiros prefeririam evitar. No entanto, existem benefícios ao fazer seu Imposto de Renda.

“Se olharmos por outro ângulo, esse processo anual pode se transformar em uma excelente ferramenta de planejamento financeiro e autoconhecimento econômico”, destaca Carlos Castro, especialista em finanças e CEO da SuperRico.

Em primeiro lugar entre os benefícios de fazer seu Imposto de Renda, está a organização das informações. Neste momento, você é obrigado a revisar todas as suas movimentações financeiras do ano anterior.

Isso inclui seus rendimentos, investimentos, dívidas, gastos significativos e quaisquer outras transações financeiras.

“Esse exercício, embora possa parecer tedioso, é uma oportunidade de ouro para ter uma visão clara da sua situação financeira”, aponta Castro.

Ao analisar sua declaração de IR, contudo, você pode verificar como está a saúde do seu patrimônio. Este é outro benefício de fazer seu Imposto de Renda: é como fazer um “check-up” financeiro, permitindo identificar se você está no caminho certo para alcançar seus objetivos financeiros ou se precisa ajustar seus hábitos de consumo e investimento.

Outra das percepções sobre os benefícios de fazer Imposto de Renda é o crescimento ou a redução do seu patrimônio líquido, que corresponde ao que sobra quando você subtrai todas as suas dívidas dos seus bens e investimentos.

Se ele está crescendo ano após ano, você está, provavelmente, num bom caminho. Se não, pode ser hora de repensar suas estratégias financeiras.

A declaração do IRPF apresenta o resumo da renda do ano anterior de um indivíduo e pode ser utilizado como comprovante de renda para instituições bancárias ou empresas.

Isso pode ser uma boa alternativa para autônomos ou outros profissionais que não tenham como comprovar renda com holerites e afins.

Outro benefício do Imposto de Renda é que a declaração é crucial para planejar futuras declarações, identificando oportunidades de abater mais impostos, investindo em produtos financeiros incentivados ou despesas dedutíveis, como previdência privada do tipo PGBL, despesas médicas ou educação.