Após quatro décadas em serviço, a Transferência por Documento de Ordem de Crédito (DOC) será oficialmente aposentada nesta segunda-feira, dia 15. No entanto, ainda há algumas horas restantes para realizar transferências neste modelo, caso seja necessário. O DOC será desativado oficialmente às 22 horas de hoje, e os bancos deixarão de oferecer o serviço de emissão e agendamento, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, para transferências entre diferentes instituições financeiras.
O fim do DOC foi anunciado no ano passado pelas instituições bancárias, e a data máxima para agendamento de transferências é até 29 de fevereiro. Após essa data, os bancos encerrarão definitivamente o sistema de DOC. Por isso, é importante programar a transação até as 22 horas desta segunda-feira, 15 de janeiro de 2024. Além do DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC) também deixará de ser oferecida a partir das 22 horas de hoje. A TEC é utilizada pelas empresas para pagar benefícios aos funcionários e também está em desuso.
O PIX pode ser responsável pela aposentadoria forçada do DOC e da TEC. Nos últimos anos, essas modalidades perderam espaço para o sistema de transferência instantânea do Banco Central, que é gratuito para pessoas físicas. O DOC, criado em 1985, permite a transferência de recursos até as 22 horas, com a quitação da transação no dia útil seguinte à ordem. Caso a transferência seja feita após esse horário, a conclusão só ocorre dois dias úteis depois.
Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), baseados em informações do Banco Central, as transações por DOC somaram 18,3 milhões no primeiro semestre de 2023, correspondendo a apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações realizadas no período. Em comparação, o DOC ficou atrás de cheques, TED, boletos, cartões de débito e crédito, e PIX, que se tornou a modalidade preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões de transações.
A TED, utilizada principalmente para transferência de grandes valores, continuará em vigor. Criada em 2002, a TED permite o envio de recursos entre instituições diferentes até as 17 horas dos dias úteis, com a transação levando até meia-hora para ser quitada.
Como editor do blog “Dinheiro Esquecido”, trago uma visão única sobre finanças digitais e tecnológicas, combinando minha formação em Sistemas para Internet pela Uninove com meu interesse em economia. Meu objetivo é fornecer insights e análises atualizadas sobre como a tecnologia está impactando o mundo financeiro. Junto com nossa equipe, buscamos oferecer aos leitores uma compreensão abrangente do universo das finanças.