O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região divulgou que mais de R$ 13 milhões estão disponíveis em contas judiciais vinculadas a processos arquivados definitivamente, cujos beneficiários ainda não foram identificados em Mato Grosso do Sul.
O montante milionário tem destino certo. Em Mato Grosso do Sul, o TRT realiza o "Projeto Garimpo", que tem como objetivo resgatar os valores existentes nas contas judiciais e realizar os pagamentos devidos aos beneficiários, após identificação.
O juiz do trabalho e coordenador do Projeto Garimpo no TRT/MS, André Luis Nacer de Souza, destaca a importância da ação. Através do projeto, o órgão identifica as contas, faz a busca pelo beneficiário ou sucessores, no caso de falecimento.
“A iniciativa é importante não só sob o ponto de vista social, mas econômico, pois devolve à circulação quantias expressivas que estavam paradas em contas judiciais. É um trabalho complexo, que demanda tempo, mas que tem alcançado resultados excelentes”, afirma André.
Como consultar e resgatar
Para consultar os editais permanentes de informação das contas abertas, acesse a página TRT 24 – Editais de Contas Judiciais. Os editais são publicados quando o dinheiro e o proprietário são identificados.
Para saber se tem algum dinheiro esquecido em conta judicial, a pessoa deve ter o número do processo em mãos.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Como editor do blog “Dinheiro Esquecido”, trago uma visão única sobre finanças digitais e tecnológicas, combinando minha formação em Sistemas para Internet pela Uninove com meu interesse em economia. Meu objetivo é fornecer insights e análises atualizadas sobre como a tecnologia está impactando o mundo financeiro. Junto com nossa equipe, buscamos oferecer aos leitores uma compreensão abrangente do universo das finanças.