Uma pesquisa divulgada pelo Nubank, realizada pelo Instituto Ipsos, revelou que 66% dos brasileiros utilizam aplicativos para realizar pagamentos e consultas de saldos bancários.
A geração Z, composta por pessoas entre 18 e 25 anos, é a que mais opta por serviços financeiros digitais, abandonando os métodos tradicionais. Um em cada quatro jovens dessa faixa etária nunca fez um depósito em caixas eletrônicos, enquanto 14% nunca realizaram um saque nesses terminais. Além disso, 16% afirmaram nunca ter estado em um caixa de agência bancária.
O estudo também destacou que o Pix é o serviço mais utilizado por todas as gerações no país, sendo que três em cada quatro entrevistados realizam transações por meio do Pix com frequência.
Quanto às fontes de informações sobre educação financeira, 39% dos brasileiros recorrem aos sites ou aplicativos dos bancos ou instituições financeiras, seguidos pelas redes sociais (30%), sites especializados em finanças (29%) e sites de notícias/blogs (25%). Surpreendentemente, a figura do gerente de banco é a quinta opção (21%) na busca por informações.
No que diz respeito aos objetivos financeiros e investimentos, a maioria dos entrevistados apontou ter uma reserva de emergência (55%) como principal meta, seguido por preparação para imprevistos (38%), viagens (28%), crescimento do patrimônio a longo prazo (22%) e obtenção de renda passiva adicional (22%).
Quanto às recomendações e dicas de investimento, 66% dos brasileiros esperam que suas instituições financeiras os orientem nesse sentido. Os dados foram extraídos do estudo “A nova relação com o dinheiro”, realizado pelo Ipsos a pedido do Nubank, que entrevistou 1,8 mil pessoas no Brasil, Colômbia e México, de diferentes regiões, faixas de renda e a partir de 18 anos.

Uma das editoras do blog “Dinheiro Esquecido”. Formada em Jornalismo pela UNIP e em Rádio e TV pela UNIMONTE, tenho paixão por desvendar os segredos das finanças e economia. Aqui, oferecemos insights valiosos e dicas práticas para ajudar nossos leitores a gerenciar melhor seu dinheiro. Estamos comprometidos em tornar o mundo financeiro mais acessível e compreensível para todos.