Fui vítima de fraude com o meu cartão de crédito – como agir?

O Brasil é o segundo país com maior risco de fraudes eletrônicas, perdendo apenas para a China, segundo um relatório da Visa de 2023 citado recentemente pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC). Em 2023, o país registrou 9,8 milhões de tentativas de fraudes, com os golpes envolvendo cartões de crédito sendo os mais comuns (36%), seguidos pelos golpes de transferência via Pix (21%).

As vítimas de golpes têm uma maior probabilidade de serem enganadas novamente por novos criminosos. Para se proteger de golpes digitais, é fundamental conhecer e saber como agir. Por isso, listamos os 7 principais golpes com cartão de crédito, como evitá-los e o que fazer caso caia em um golpe. Confira.

1. Golpe da troca do cartão durante a compra
Neste golpe, o criminoso observa a pessoa digitando a senha do cartão durante a compra, finge que houve um erro na transação e troca o cartão da vítima por outro, guardando o original para si.

2. Golpe do extravio de cartão
Os criminosos furtam a correspondência enviada pelo banco ao cliente, acessam sites de cadastros para obter informações e, se passando pelo banco, solicitam o desbloqueio do cartão por app ou bankline.

3. Golpe do falso motoboy
Os bandidos ligam para a vítima falando sobre compras não realizadas, orientam a ligar para a central do banco e permanecem na linha enquanto a vítima fornece seus dados, inclusive senha, pensando estar falando com o banco.

4. Golpe com o número do cartão na internet
Os criminosos usam os dados do seu cartão para realizar compras online em sites diversos.

5. Golpe da troca de cartão no caixa eletrônico
O criminoso se oferece para ajudar a pessoa no caixa eletrônico, observa a senha digitada e troca o cartão da vítima por outro disfarçadamente.

6. Golpe do delivery
Durante o pagamento por aplicativos de entrega, o criminoso passa um valor superior na maquininha adulterada, ao receber o pagamento.

7. Golpe em compras durante pagamentos presenciais
Após observar a senha digitada, o golpista passa um valor maior e solicita um novo pagamento, sem que a vítima perceba.

Para se prevenir desses golpes, é importante utilizar cartões virtuais em compras online, não compartilhar dados do cartão e sempre estar atento durante as transações. Em caso de cair em um golpe, entre em contato imediatamente com a instituição financeira, registre um boletim de ocorrência e revise todas as transações do cartão.