Disney adota as criptomoedas e anuncia lançamento de NFT marketplace

A Disney (DISB34) está se preparando para entrar no mundo das criptomoedas com o lançamento do novo marketplace de tokens não fungíveis (NFTs) chamado Disney Pinnacle.

A ideia é proporcionar aos fãs uma maneira única de interagir com personagens icônicos que marcaram – e ainda marcam – uma era.

O Disney Pinnacle, que ainda não tem data de lançamento oficial, contará com a inclusão de personagens e propriedades da Disney, Pixar e Star Wars. No entanto, o cadastro para ingressar no Disney Pinnacle e testar a fase beta já está disponível.

A presença de personagens como Buzz Lightyear de “Toy Story”, as emoções do “Divertida Mente”, as princesas da Disney e Darth Vader de “Star Wars” já foram confirmadas na coleção. No entanto, os super-heróis da Marvel ainda não estarão incluídos no lançamento.

Inspirado nos pins físicos vendidos em seus parques temáticos, os pins digitais serão “convertidos” em NFTs no blockchain Flow, a mesma plataforma escolhida por casos como o NBA Top Shot e o NFL All Day.

Roham Gharegozlou, CEO da Dapper Labs, empresa responsável pela Flow, destaca que o Disney Pinnacle é projetado desde o início para dispositivos móveis, com melhorias para tornar a experiência do usuário mais fácil, simples e intuitiva.

A Dapper Labs é uma empresa canadense fundada em 2018. Ela é conhecida por projetos bem-sucedidos como CryptoKitties, criado na rede ethereum (ETH).

A escolha da Flow para hospedar o novo marketplace da Disney é estratégica: ela foi criada para incentivar o crescimento de uma nova gama de aplicativos, jogos e ativos digitais, oferecendo transações rápidas e com baixo custo.

O sucesso anterior da Dapper Labs, especialmente com o NBA Top Shot, destaca a credibilidade e experiência que a empresa traz para o Disney Pinnacle. Ela já recebeu um investimento significativo de US$ 15 milhões da Animoca Brands.

Diante da complexidade do mercado de NFTs, marcado por sua volatilidade e debates sobre a utilidade de muitos desses ativos digitais, é interessante observar como a tecnologia continua a se desenvolver em direções estratégicas para empresas.

Curiosamente, o anúncio do Disney Pinnacle ocorre em um momento de descrença no mercado de NFTs, que vem enfrentando derretimentos de preços após os picos de 2021 e início de 2022, e também de certas desconfianças sobre o futuro da Disney.

Ainda que “fora do timing certo”, esse lançamento sugere uma crescente aceitação dos NFTs como ferramenta potencialmente valiosa para impulsionar lucratividade, fidelização do cliente e engajamento contínuo.

A iniciativa reflete não apenas uma inovação por parte da Disney, mas também aponta para uma tendência mais ampla de empresas ajustando suas estratégias para permanecerem relevantes e explorarem novas oportunidades.