Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre uma novidade que está pegando muita gente de surpresa: a verificação em duas etapas para quem tem mais de R$ 100 a receber, criada pelo Ministério da Gestão e Banco Central. Essa medida vem com o intuito de proteger os usuários contra golpes e fraudes, garantindo maior segurança no acesso ao Sistema de Valores a Receber (SVR).
O que é o Sistema de Valores a Receber (SVR)?
O SVR é um serviço do Banco Central que permite verificar se pessoas físicas, empresas ou até mesmo pessoas falecidas têm dinheiro esquecido em alguma instituição financeira. Caso haja algum valor a receber, o sistema orienta sobre como solicitar o resgate.
Segurança em primeiro lugar
Com mais de 155 milhões de usuários do gov.br, garantir a segurança das informações se tornou uma prioridade. Por isso, a parceria com o Banco Central para implementar a verificação em duas etapas se tornou essencial. Segundo o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, essa funcionalidade é fundamental para proteger os dados dos brasileiros.
Ampliando a segurança com o 2FA
Antes da verificação em duas etapas ser exigida no SVR, a Secretaria de Governo Digital já disponibilizava essa funcionalidade para ampliar a segurança de acesso ao gov.br. Agora, outros serviços também deverão seguir essa exigência. O objetivo é evitar fraudes e golpes, alinhando-se às melhores práticas de segurança da informação.
Como ativar a verificação em duas etapas?
Para ativar o 2FA, basta estar logado no aplicativo gov.br em seu celular e acessar a opção "Segurança da Conta". Lá, é possível habilitar a verificação em duas etapas, gerando um código no aplicativo para confirmar a identidade a cada novo acesso. O Banco Central destaca que essa funcionalidade confere maior segurança aos usuários, sendo pioneira no governo federal.
Mais informações e orientações
Caso o usuário tente resgatar um valor acima de R$100 sem ter ativado o 2FA, o sistema irá orientar sobre a ativação ou indicar a necessidade de procurar a instituição para receber o valor. Todas as informações adicionais sobre o serviço estão disponíveis no portal do Banco Central.
Com essa medida de segurança em vigor, fica mais tranquilo saber que nossos dados e valores estão protegidos. Não se esqueça de ativar a verificação em duas etapas e garantir sua segurança online. Com informações do Banco Central.
Como editor do blog “Dinheiro Esquecido”, trago uma visão única sobre finanças digitais e tecnológicas, combinando minha formação em Sistemas para Internet pela Uninove com meu interesse em economia. Meu objetivo é fornecer insights e análises atualizadas sobre como a tecnologia está impactando o mundo financeiro. Junto com nossa equipe, buscamos oferecer aos leitores uma compreensão abrangente do universo das finanças.