Como solicitar reembolso de estornos no cartão de crédito

Solicitando a restituição do seu cartão de crédito

Você já se viu na situação de ser cobrado indevidamente no seu cartão de crédito? Se sim, saiba que você tem direito de solicitar a restituição do valor e garantir seus direitos. Neste guia completo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a restituição de cartão de crédito, desde o seu significado até os procedimentos para solicitar o reembolso junto à operadora.

Restituição, estorno ou reembolso do cartão de crédito: qual a diferença?

Embora os termos “restituição”, “estorno” e “reembolso” do cartão de crédito sejam comumente usados como sinônimos, é importante entender as diferenças sutis entre eles, que podem ser vitais em determinadas situações.

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Restituição

A restituição refere-se à ação de devolver algo que foi recebido, principalmente relacionada à devolução de um valor pago em uma compra, como em casos de compras indevidas ou fraudulentas.

Exemplos:
– Compra não reconhecida na fatura
– Cobrança duplicada
– Fraude realizada por terceiros

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Estorno

O estorno consiste na anulação de um lançamento financeiro, cancelando um pagamento realizado com cartão de crédito, frequentemente em situações de compras canceladas ou erros no processamento da compra.

Exemplos:
– Cancelamento de um voo ou hotel
– Produto não recebido
– Valor lançado incorretamente na fatura

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Reembolso

O reembolso implica na devolução de dinheiro e é um termo mais genérico que pode se referir tanto à restituição quanto ao estorno, ou seja, à devolução de um valor pago em qualquer circunstância.

Exemplos:
– Reembolso de uma compra indevida
– Reembolso de uma compra cancelada
– Reembolso de um erro no processamento da compra

Na maioria dos casos, qualquer um desses termos pode ser usado para solicitar a devolução de um valor pago em uma compra com cartão de crédito.

Motivos para solicitar um estorno de cartão de crédito

Existem diversos motivos pelos quais você pode solicitar um estorno de cartão de crédito.

Você tem o direito de solicitar o estorno em várias situações, como:

Cobrança indevida: Se você for cobrado por um valor que não deve, você pode solicitar o estorno da cobrança.
Fraudes: Alguém utilizou seu cartão de crédito sem sua autorização para realizar compras.
Compra online: Você tem o direito de se arrepender de uma compra online em até 7 dias após o recebimento do produto.
Erro no valor cobrado: Se o valor cobrado na sua fatura for diferente do valor da compra, você pode solicitar o estorno da diferença.
Cobranças duplicadas: Você foi cobrado duas vezes pelo mesmo valor em uma compra.
Cancelamento da compra: Se a compra for cancelada pelo vendedor, você tem direito ao reembolso integral do valor pago.