A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emitiu um comunicado na noite de quarta-feira (4) informando o ajuste da bandeira vermelha para o patamar 1. Anteriormente, a agência havia anunciado a aplicação do patamar 2, o mais caro, na conta de luz de setembro.
Isso significa que o aumento na conta permanece, porém, pode ter um impacto menor no bolso. Isso ocorre porque o custo do quilowatt-hora consumido cai quase pela metade no patamar 1 da bandeira vermelha.
Para ilustrar, no patamar 1, o custo para cada 100 quilowatt-hora consumidos é de R$ 4,463. No patamar 2, o custo adicional por quilowatt-hora consumido é de R$ 7,877.
Os dados foram ajustados após correções do Programa Mensal de Operação pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Em vista dessas mudanças, a Aneel solicitou à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) uma avaliação das informações, resultando no acionamento da bandeira vermelha patamar 1.
Além disso, a diretoria da Aneel decidiu iniciar processos de fiscalização para auditar os procedimentos dos agentes envolvidos na definição da PMO e no cálculo das bandeiras.
Com informações da Agência Brasil.
Uma das editoras do blog “Dinheiro Esquecido”. Formada em Jornalismo pela UNIP e em Rádio e TV pela UNIMONTE, tenho paixão por desvendar os segredos das finanças e economia. Aqui, oferecemos insights valiosos e dicas práticas para ajudar nossos leitores a gerenciar melhor seu dinheiro. Estamos comprometidos em tornar o mundo financeiro mais acessível e compreensível para todos.