Em março deste ano, a Anbima anunciou que teria novas certificações para os profissionais que trabalham com a distribuição de produtos de investimento. Agora, na semana passada, a instituição revelou os nomes das certificações, que são:
– CPA (Certificado Profissional Anbima)
– C-Pro R (Certificado Profissional Anbima de Relacionamento)
– C-Pro I (Certificado Profissional Anbima de Investimento)
Essas certificações entrarão em vigor em janeiro de 2026 e não terão equivalência direta com as certificações CPA-10, CPA-20 e CEA atualmente em vigor.
Em um comunicado publicado em seu site, Marcelo Billi, superintendente de sustentabilidade, inovação e educação da Anbima, afirmou: “Realizamos um estudo abrangente sobre a rotina de trabalho dos profissionais e as atividades que desempenham, a fim de redesenhar as certificações”. Billi também menciona que a instituição analisou outras certificações em todo o mundo.
Para mais informações sobre as novas certificações, recomendamos visitar o site da Anbima, onde estão detalhadas todas as informações. Além disso, a entidade divulgou que em dezembro deste ano será revelado o plano de transição para aqueles que possuem as certificações Anbima, juntamente com os critérios para obter as certificações CPA, C-Pro I ou C-Pro R.
Uma das editoras do blog “Dinheiro Esquecido”. Formada em Jornalismo pela UNIP e em Rádio e TV pela UNIMONTE, tenho paixão por desvendar os segredos das finanças e economia. Aqui, oferecemos insights valiosos e dicas práticas para ajudar nossos leitores a gerenciar melhor seu dinheiro. Estamos comprometidos em tornar o mundo financeiro mais acessível e compreensível para todos.