60% dos brasileiros optam por produtos sustentáveis

O meio ambiente tem se tornado um tema cada vez mais discutido em todo o mundo. Os efeitos das ações desenfreadas são cada vez mais evidentes, tanto no Brasil quanto em outros países. Por isso, muitos consumidores estão mais atentos aos produtos sustentáveis disponíveis nas prateleiras.

Um estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelou que 60% dos brasileiros consideram importante os selos e certificações socioambientais que atestam a sustentabilidade dos produtos.

O estudo foi feito para entender os perfis dos consumidores brasileiros e como os aspectos ambientais, sociais e econômicos influenciam as decisões de compra. A maioria dos entrevistados (94%) está adotando um consumo mais racional, pesquisando preços e evitando compras por impulso.

Além da certificação, os brasileiros estão preocupados com a redução da poluição, o uso responsável dos recursos naturais e a escolha de marcas que não estejam envolvidas com trabalho infantil ou escravidão.

O vice-presidente de ESG da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Alexandre Xavier, destaca que a adoção de práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) não é mais opcional, mas essencial para a sobrevivência no mercado.

Recentemente, o governo federal lançou o Selo Verde Brasil, que certificará produtos sustentáveis com base em práticas ambientais, sociais e de governança das organizações. Isso garantirá aos consumidores que estão adquirindo produtos que respeitam o meio ambiente e os direitos humanos.

Xavier acredita que o Selo Verde Brasil trará mais credibilidade aos produtos e serviços, aumentando a confiança do consumidor. Ele destaca que as normas e certificações do setor de ESG são fundamentais para uma economia mais forte e competitiva, elevando a reputação do Brasil no cenário internacional.